Dicas para sua casa Sua casa mais funcional e inteligente.

Qual o LED mais indicado para seu ambiente?

Feature image
Você sabia que a iluminação LED pode proporcionar 3 tipos de temperatura de cor?
Para entender melhor, as cores são diferenciadas através do Kelvin (K) que é sua unidade de medida. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara/branca é a tonalidade de cor da luz. Já quanto mais baixa, a sua tonalidade é mais amarela, conceituada como luz de cores quentes A cor da lâmpada pode ser definida em termos de temperatura de cor.


LED:
  • Luz quente: 2.700 a 3.300K: Indicada para ambientes de conforto e relaxamento, como em casa, hotéis etc.
  • Luz fria, entre 3.800 a 5.000 K: Indicada para trabalho em escritórios, Hospitais, etc.
  • Luz do dia: 5.000K: Indicada para ambientes que necessitam de atenção
Apesar de terem a mesma cor de luz, as lâmpadas podem ter diferente reprodução de cores.

Feature image
Os LEDs não transmitem calor:
Devido a não presença de infravermelho no feixe luminoso, a luz emitida pelos LEDs é fria. Eles liberam uma pequena potência dissipada em forma de calor, mas a utilização de dissipadores térmicos permite que o calor gerado seja dissipado adequadamente ao ambiente, não transmitindo calor e com isso tendo uma vida útil muito maior.


Sabendo mais sobre sua iluminação.

Qual a diferença entre Led e Oled?

Feature image
Iluminação é um dos itens mais importantes da sua casa, devido a isto cada vez mais as pessoas estão escolhendo produtos de ótima eficiência e que traga economia significativa. A iluminação Led além de ser uma tendência nos dias de hoje é a melhor opção para quem quer otimizar seus ambientes buscando economia, eficiência e um visual agradável. Mas na hora de pesquisar surge a dúvida, qual a diferença entre: Led e Oled? A Inteligência Residencial vai te ajudar a entender melhor cada um:


LED:
  • O que é: Seu nome deriva do inglês light emitting diode, ou led. Trata-se de um pequeno ponto, do tamanho de um grão de areia, com capacidade de gerar luz através de fios condutores microscópicos por eletroluminescência (produção de energia luminosa quando os elétrons mudam de camada). O processo exige uma fonte de abastecimento.
  • Quais são as vantagens: Basicamante, o tamanho reduzido, a vida útil (uma lâmpada com led dura 25 vezes mais que uma incandescente comum), a emissão reduzida de raios infravermelhos e nula de ultravioleta. A eficiência é alta: 90% da energia vira luz. Também pode funcionar em RGB, ou seja, numa gama enorme de cores. No descarte, não libera mercúrio, como as fluorescentes.
  • Principais aplicações: A iluminação feita com led propaga pouco calor no ambiente e vai muito bem para realçar obras de arte e outros itens que se estraguem com a incidência de raios UV. Os pontinhos aparecem em fitas luminosas e luminárias pequeninas (como balizadores) e recheiam lâmpadas de diversos formatos (inclusive imitações das tradicionais).
  • Vai acontecer em breve: “Com a melhoria tecnológica, os preços devem cair drasticamente”, avalia Georges Blum, presidente-executivo da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação. Previsto para 2016, o banimento das incandescentes promete impulsionar mais a oferta das lâmpadas com led.
O-LED:
  • O que é: Um componente orgânico encapsulado entre lâminas de vidro batiza este outro diodo. Com a passagem da corrente elétrica, ocorre a eletroluminescência, assim como no led. A principal diferença é que o organic led não é um ponto, mas uma superfície. Já há opções com 2 mm – e o acionador caminha para espessuras igualmente reduzidas.
  • Quais são as vantagens: Entre suas qualidades mais valiosas destaca-se, sobretudo, o fato de ser uma fonte luminosa plana, além da possibilidade de o oled ser produzido em versão maleável (com camadas de material plástico em vez de vidro) e/ou transparente (caso sejam utilizadas lâminas incolores). Como a luz se distribui pela superfície, não gera ofuscamento.
  • Principais aplicações: Até agora, o dispositivo tem sido aplicado em peças nas quais a necessidade de clarear é secundária, como lanternas decorativas e espelhos. Há protótipos na sinalização e no teto solar de automóveis.
  • Vai acontecer em breve: A perspectiva é que os oleds fiquem mais potentes e sirvam efetivamente à iluminação. Fala-se também em revestimentos (de móveis, paredes etc.) luminosos, e os fabricantes de eletrônicos trabalham no desenvolvimento de TVs ultrafinas, telas de celular e notebooks flexíveis.

Sabendo mais sobre sua iluminação.

Aproveitando melhor o espaço do seu AP.

Feature image
Acabou de adquirir seu primeiro Ap e viu que era menor ainda do que esperava? Ou está querendo otimizar seus ambientes para dar um novo visual?
A Inteligência Residencial te mostra dicas úteis para usar melhor seus ambientes e torna-los grandes² e funcionais.


  • Se seu apartamento é pequeno então torne cada canto multifuncional. Isto significa utilizar melhor os espaços, móveis e tecnologia.
  • Umas das coisas que mais ocupa espaço são as paredes. Então, se possível, elimine-a ou substitua por armários é uma maneira inteligente de ganhar metros quadrados.
  • Sabia que o espelho deixa seu apartamento maior. Sim, utilize ele em cantos estratégicos do ambiente para que eles criam impressão de amplitude.
  • Não adianta, a maioria dos apartamentos são "Cozinha/Lavanderia", desagradável porém inevitável. Que tal unir a bancada da cozinha à da lavanderia trocando o tanque por uma cuba com armário. Está é uma ótima solução na área de serviço.
  • Teto e paredes pintados na mesma cor parecem suprimir limites, trazendo ideia de amplitude.
  • Utilize portas de ambientes e móveis deslizantes, para ambientes compactos é uma solução inteligente.
  • Iluminação Automatizada é um recurso para multiplicar os espaços: Permite criar diferentes cenas no mesmo cômodo.

Boas ideias faz diferença.

Economia sem esfoço

Feature image
A Inteligência Residencial indica usar uma "luminária" (Abajur) para ler, essa ação permite que você desligue a lâmpada mais potente do cômodo.

Boas ideias faz diferença.

®2013 Inteligência Residencial - Todos os direitos reservados. - Designer Responsável: Matheus Rodrigues